sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cupcakes de Chocolate


Olá meninas!!!

Essa receitinha é para começar bem o fim de semana!
Até maio deste ano trabalhei com doces para eventos.
Então agora compartilho com vocês uma receita bem prática de cupcakes! Não precisa nem de batedeira!!!

Ingredientes
250 g de farinha de trigo (peneirada)
180 g de açúcar refinado (peneirado)
10 g de fermento químico (peneirado)
100 g de chocolate em pó (peneirado)
200 g de manteiga sem sal (derretida)
1 ovo
250 ml de leite
Modo de Preparo
Simplesmente misturar todos os ingredientes, eheh... Geralmente eu coloco todos os "secos" (farinha, chocolate em pó, etc) exceto o fermento e depois os líquidos. Por fim o fermento químico. Para misturar utilize o chamado batedor ou fouet. Mas também é possível misturar usando uma colher, só vai precisar um pouquinho mais de força.
Após, pingar com colheradas em forminhas (pode ser necessário colocar duas forminhas para dar mais firmeza). Essas forminhas devem ter, de preferência, o tamanho daquelas de bolo inglês.
Levar ao forno pré-aquecido, com temperatura entre 160° e 180° C. E faça o tradicional teste do palitinho: depois que estiver aquele cheirinho delicioso pela casa e os bolinhos estiverem altos, espete um palito. Se ele sair limpo, sem massa grudada, voilá, a belezura está pronta!
Agora, se você quiser se puxar e caprichar com recheio e cobertura faça o seguinte:
Não vai ter jeito, invista em um saco de confeitar e em pelo menos um bico com ponta fina e um com dentinhos (pode ser o pitanga).
Faça um branquinho ou brigadeiro mole. Ou um branquinho e brigadeiro não tão mole, deixe esfriar e adicione uma caixinha de creme de leite! Coloque essa massa dentro do saco de confeitar (prepare o saco antes, introduzindo o bico de confeitar com ponta fina). Após os cupcakes estarem frios, faça furos com o próprio bico no centro dos bolinhos e aperte até preencher generosamente com o recheio. Se preferir faça um morrinho de recheio no topo, humm...
Para a cobertura utilize chocolate em barra, mas chocolate nobre, não hidrogenado ou fracionado. Pode ser meio amargo, ao leite ou o blend (mistura dos dois). Eu utilizo o blend, pois o bolinho já estará bem doce. Derreta o chocolate (acredito que 500 g são suficientes) e após ele estar homogêneo adicione creme de leite aos poucos. Quando ficar com a aparência pastosa (nem tão duro, nem tão mole) está na hora de utilizar. Agora com o saco de confeitar com o bico de dentinhos, insira o creme de cobertura. Pronto! Agora cubra os bolinhos, faça movimentos espirais de fora para dentro, finalizando bem no centro do cupcake.
Cubra com confeitos se preferir!
Aprecie com moderação, porque fica uma delícia, eheh... e você pode acabar exagerando!!!
O segredo para que dê certo na verdade são dois: utilizar ingredientes com qualidade e fazer com muito amor.
Espero que tenham gostado!
Um beijo grande e ótimo fim de semana!
Su

2 comentários:

  1. Genteee, q coisa fofa!!! Eu amo cupcakes, da pra ver no meu blog...rs!
    Alem de lindos, devem ta deliciososss...hummmm!

    Bjinhosss e ótimo findi!

    ResponderExcluir
  2. OMG que delícia!
    adooooro cupcake, já salvei a receita!
    que vontade de correr pro mercado e comprar as forminhas pra fazer agora mesmo! *-*

    aaaai adorei! *-*

    ResponderExcluir